segunda-feira, 12 de abril de 2010

O segundo Kauiri

Nao sei se se lembram dessa minha aventura do ano passado, mas um dos meus objectivos extra da minha visita a Sao Tome era apanhar exemplares de doninha para tentar perceber a origem desta especie introduzida, e se desde a sua introducao teriam ocorrido alteracoes morfologicas em relacao a populacao do local de origem.

Ora, ha algumas semanas, enquanto tomava o pequeno-almoco nas traseiras da minha casa, passou por mim um destes animais, localmente conhecidos por aleluia ou kauiri. E depois de quase um ano de ter apanhado um, o espalhar mensagem deu resultado e consegui finalmente deitar mao a outra doninha. Desta vez viva!

O animal foi apanhado numa cozinha na Roca de Monte Cafe. Desconfio que nao estava na melhor condicao fisica e deve ter achado que a tal cozinha seria um bom sitio para apanhar uma comidinha. A verdade e que ate ganhou uns peixinhos de recompensa, para se ir entretendo durante a sua curta estadia em cativeiro.

Amostrar esta criaturinha foi muito emocionante. Primeiro, e como o meu carro continua na oficina (longa, longa historia), tive que ter a ajuda de um motoqueiro para levar para casa o animal e a mega gaiola em que estava. A gaiola era tao grande, que para dar curvas apertadas o motoqueiro nao consegui rodar o volante, e a mota tinha de estar quase parada para a manobra ser feita com a ajuda dos pes no chao. Um verdadeiro exemplo de conducao santomense!
Depois tive que o mudar para uma gaiola mais pequena e anestesia-lo com eter. Foi dificil adormece-lo, mas la consegui e deu para tirar medidas, peso, fotos e ate um pedacinho de orelha para analise genetica!

O pobre exemplar sob o efeito de eter.

E a acordar, ainda um pouco atarantado.

Finalmente o animal la acordou e foi libertado, nao sem antes dar mais uma trinca nos peixinhos...



4 comentários:

Unknown disse...

Que fixe!! És o maior!! Beijinhos

Luís Rochinha disse...

Muito fixe a história, não conhecia esse animal.

Oman Collective Intelligence disse...

Hola...saludos desde Oman!

Elenutis disse...

Preciosisimo!! Parabens!! Feliz Cumpleaños!!........que alegria me da leer tus aventuras por alli tan lejos de aqui(jeje)...Disfruta de la experiencia y a ser muy pero que muy feiz!!!

beijinhos e a ser feliz!!