quarta-feira, 12 de maio de 2010

O terceiro Kauiri (e outras bichezas)

Pois e, parece que a noticia de bolas por doninhas se esta a espalhar como fogo, e esta semana consegui deitar as minhas garras a mais um kauiri (ou doninha)!
Tambem ha duas semanas me trouxeram mais um musaranho (Crocidura thomensis). Infelizmente ja estava morto, mas assim ainda ha-de ser mais util para tentar perceber se esta especie e efectivamente distinta das suas congeneres continentais.
E pura especulacao (nao percebo muito de mamiferos), mas parece-me que este bicharoco e bem grandinho. Pelo menos a comparar com os musaranhos que conheco da Europa. Talves seja mais um gigantismo para Sao Tome?

O focinho deste animal e espetacular! Bem comprido, cheio de pelos e com um nariz muito estranho. Tem toda a pinta de orgao sensorial, por isso nao admira que tenha aqueles olhinhos de toupeira...

E devo andar mesmo cheio de sorte, nao so pelos bicharocos que me estao a trazer, mas tambem pelos que eu encontro (sim, tambem consigo sozinho...). Esta osga (que pertence ao genero Hemidactylus, mas ainda nao tenho a certeza do nome exacto da especie) e outros dos endemismos gigantes de Sao Tome. Nao sei se e muito grande para o genero, mas para o meu conceito de osga ja e bem grande. Maior que um palmo!O ano passado havia uma que, volta nao volta, me entrava pelo quart a dentro, mas (ela que me desculpa) nao era tao gira como esta das fotografias! Confiante da sua camuflagem, ela deixou-me fazer umas boas macros. Encontrei-a no tronco de um Pau-fede (Celtis sp.), numa plantacao de sombra na zona de Monte Cafe. Nao e gira?

Finalmente, tambem ha que reconhecer que as vezes sao os bichos que me encontram. Este milipede engracado, mas muito pequenino, entrou-me pela casa adentro!
Este escaravelho gigantesco veio a voar e pousou-me em cheio na orelha, para o panico de toda a gente que estava a minha volta. Aparentemente morde que se farta e tive que sorte em nao ter sido mordido. De facto mandibulas nao lhe faltam... Tive que convencer a multidao para poupar a pobre criatura e ela la voltou a sua atarefada vida de bicho.

5 comentários:

Oman Collective Intelligence disse...

Es siempre muy interesante volver a tu blog. Saludos desde Oman.

R. disse...

Olá Ricardo! É de facto sempre uma maravilha visitar o teu blog! agradecimentos pela partilha das tuas aventuras e bicharocos =)))
pfff,e amanha lá regresso aos PCRs !!!
Bjinhs

Bastien Loloum disse...

Fixe d'abuso, Ricardo! Espero que tudo estja bem contigo la encima.
Xaué,
Bastien

Elenutis disse...

joer precioso....muito bicho ha por ali!! a ver si publicas uma dessas fotos da aranha gigsntesca!! huahua!!


beijinhos e a ser feliz!!

Ricardo Lima disse...

Esses PCRs nunca mais acabam? Nao devias estar a escrever a tese??? E para quando uma visita a Sao Tome?

Tudo bem pela Nova Moka, mas a gravana esta ai, e com ela muito frrrio....

Ja pedi ao meu jardineiro para m,e apanhar uma dessas tarantulas. No outro dia estava uma no lava-louca, mas era bebe! Ele uma vez apanhou umas cem para vender a um coleccionador estrangeiro, por isso conto com que ele me apanhe uma bem grande. Para breve...