sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cá p'la terrinha...

Num passeio domingueiro com a trupe do costume, num dos sítios do costume: a Serra de Sintra, encontrámos, sem andar à procura e mesmo à beira do caminho que já fizemos tantas vezes, aquilo que eu já tinha desistido de procurar: um ninho de águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). E de facto teria sido mesmo difícil encontrar o ninho se águia não tivesse ajudado…

Ninho de águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) na Serra de Sintra.

Continuando a volta do costume, já na Peninha deparámo-nos com este pequeno mistério: duas plantas aparentemente da mesma espécie, mas com flores ligeiramente diferentes. Talvez uma mensagem para os insectos? O mais curioso é que apenas uma das plantas tinha as flores com a “aura” arroxeada e todas as flores dessa planta eram dessa cor... Alcar (Tuberaria guttata)

Durante a semana dei umas voltinhas pelo mato e pela praia perto de casa, para apanhar solzito e umas belas arranhadelas nas pernas. Acho que já não ficava neste estado desde criança! A minha esperança era poder tirar umas fotos a bicharocos e plantas, mas o vento não ajudou muito (e esta semana a Malveira da Serra fez jus ao seu cognome: Terras do Vento). Ou talvez tenha ajudado porque o mais interessante que vi caiu-me literalmente em cima, quiçá trazido pelo vento…

Primeiro esta estranha borboleta:

Zygaena fausta

E depois, enquanto espreitava dentro de uma toca para tentar perceber de que era, caiu-me este belo escaravelho em cima da cabeça. Quando era criança lembro-me de ter encontrado alguns neste sítio e achava que a minha imaginação de criança os tinha ampliado, mas de facto são mesmo grandinhos… (reparem no canto inferior esquerdo com o cartão da máquina fotográfica – 25x20mm – a servir de escala)


Cerambyx cerdo.

Para colmatar a semana em grande recebi a nota do exame TOEFL, finalmente!!! A pior parte foi o “speaking” (grande novidade…), mas tive a nota que precisava e só isso é que interessa. Espero nunca mais ter de me submeter a este tipo de exame (talvez mais correctamente chamado de extorsão).

Ah! E consegui finalmente tirar uma foto decente do rapúncio, apesar do vento :)

Rapúncio (Campanula rapunculus).

1 comentário:

Eduardo Marabuto disse...

Olá Ricardo!

Parabéns pelo blog, tá um espectáculo!
Só vi hoje o teu comentário sobre as Zygaena e posso desde já avançar que a tua é mesmo uma Zygaena fausta. Elas são muito variáveis.
Abraço