domingo, 29 de junho de 2008

Uns dias pelo Alentejo e outros por casa

Esta semana começou com uns dias pelo Alentejo a torrar ao Sol na companhia da Nadine. Fui fazer um trabalho de monitorização de aves na zona da Vidigueira, por causa dos blocos de rega do Alqueva! Basicamente tínhamos que registar todas as aves de rapinas que observássemos durante 1h em diferentes pontos. E alguns dos pontos montávamos um radar (como os dos barcos), para ver se ele detectava as mesmas aves que o observador. Ao todo montámos e desmontámos o aparato que se vê na foto abaixo (mais o que ficava na carrinha e não se vê) uma meia dúzia de vezes... Uma tarefa nada fácil com temperaturas quase nos 40ºC e que deixou a suas marcas!

Radar pronto para detectar as aves da planície alentejana.
Sequelas dos dias de trabalho no Alentejo, ou de não ter posto protector... O que vale é que o bronzeado à camionista está sempre na moda!
Para além desta tarefa diurna, que permitiu algumas observações interessantes (nomeadamente de rolieiro ;), tivémos um pequeno extra nocturno. Montámos o radar à noite, para tentar perceber se as aves também andam por aí a voar à noite. E pelos vistos andam. Ou pelo menos anda qualquer coisa. A migração nocturna nas aves é um fenómeno bastante conhecido, mas fora de época de migração é um pouco estranho andarem tantos OVNI no céu nocturno do Alentejo!!!! E se durante o dia já é difícil identificar o que o radar detecta, durante a noite é quase impossível, principalmente quando se tratam de objectos a 1000m de altitude. Enfim, este mistério há-de persisitir, pelo menos por mais algum tempo. Talvez morcegos???


OVNIs no céu nocturno da Vidigueira

Voltado a casa, 5ª foi dia de stress. A bolsa não vem, nem o resultado do TOEFL e o que já tinha chegado à Universidade, afinal não tinha... E para ajudar, uma vez que tinha que mandar muitos mails: a Internet tirou meio dia de folga :(

O que valeu foi 6ª. De manhã voltei a testar lentes de contacto e desta vez parece que acertaram no modelo. Parece que brevemente vou deixar de ser caixa de óculos. À tarde chegam finalmente os resultados do TOEFL e vou começar a receber a bolsa a tempo. Viva a FCT!!!!

Sábado de manhã: Dentista. Mais de uma hora à espera para me taparem um buraco e 2ª há mais. Começo a perceber o ódio que certas pessoas nutrem pelos dentistas...

3 comentários:

tainha babujona disse...

=) X-files made in Alentejo!
olha e vais fugir pa onde com a bolsa da FCT?

Ricardo Lima disse...

Para Lancaster e São Tomé!
Sobre a influência de práticas agro-florestais na biodiversidade.
E vou já amanhã ;)

tainha babujona disse...

:D ena pá!