quarta-feira, 8 de abril de 2009

As voltinhas pela ilha

Nova Moka esta a provar ser um optimo lugar para se morar, longe da confusao e do calor insuportavel da capital. E agora ja ha agua limpa a correr nas torneiras e a electricidade parece ter voltado para ficar. Depois de 12 dias a luz das velas finalmente concertaram o poste que tinha caido e entretanto tambem ja temos gerador. E muito bom estar a viver em Sao Tome, mas de certos “luxos” nao consigo abdicar. Agora ja posso tomar um duche quentinho com a luz acesa, e sabe mesmo bem...

Tenho andado a treinar a identificacao das aves em redor de casa e claro estou a aproveitar para conhecer melhor a ilha. Outra das vantagens de estar na Nova Moka e estar a uma meia hora a pe do Parque Natural e ainda menos da cascata de Sao Nicolau, um sitio espetacular.

Cascata de S. Nicolau, uma das muitas em Sao Tome e que reune alguma das caracteristicas da ilha: muita agua, declives acentuados e vegetacao exuberante.

E como nao podia deixar de ser tambem fui visitar a povoacao que da nome a cascata. Um local muito arranjadinho, com flores por todos os lados e com as montanhas verdejantes envoltas em nevoeiro, a dar-lhe uma envolvencia muito propria.

Uma das casas ainda habitadas da antiga roca de S. Nicolau.

E para alem das voltinhas perto de casa o trabalho de campo a serio tambem esta a comecar. Ainda ando so em reconhecimento das areas que poderao ter interesse para estudar, mas tem sido muito interessante e animador. Penso que o trabalho vai ser relativamente facil de delinear se tudo continuar a correr como ate agora e gracas a ajuda preciosa dos assistentes de campo da MontePico: Leonel e Adelecio...

Camussela (Ploceus grandis). Uma das muitas aves endemicas de Sao Tome, que e tambem um gigante na familia. Curiosamente em Sao Tome existem uns quantos endemicos gigantes, so nas aves arrecada o maior Ploceideo, Nectarinideo e Serinus do mundo e os maiores Turdideo e Zosteropideo em Africa.

A cobra-preta (Naja melanoleuca – black mamba) anda sempre a espreita, mas felizmente costuma fugir. Esta e uma das serpentes mais venenosas do mundo, libertando numa so mordidela quantidades de veneno “gargantuos”, como sabe quem viu o Kill Bill!

1 comentário:

Ricardo Rocha disse...

Autch .. tou a ver que ja tiveste a sorte de conhecer a dita cuja ! Cuidadinho com o bixo =P